CELULARESTECNOLOGIA

Você sabe o que é memória RAM do celular

Você sabe o que é memória RAM do celular? Em suma a Memória de acesso randômico ou Memória de acesso aleatório é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, assim utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.
Além disso é importante saber o que significa RAM, como essa memória funciona no celular e qual a quantidade ideal para cada tipo de uso. Para isso, preparamos um artigo bem completo para te ensinar tudo sobre memória RAM e quais são os impactos dela no celular.

Você sabe o que é memória RAM do celular?

Você sabe o que é memória RAM do celular (2)

Ou seja, a sigla RAM, em inglês, significa Random Access Memory, ou Memória de Acesso Aleatório. Esse nome se relaciona aos dados contidos nesse componente, acessados de forma aleatória, independentemente de sua localização.
Portanto o tipo de memória guarda dados acessados com mais frequência pelo celular, mas não os armazena permanentemente. Você já deve ter notado que é possível (e recomendável) fazer a limpeza da memória RAM do aparelho. Esse procedimento exclui justamente todos os dados citados. A próxima inicialização dos aplicativos vai demorar um pouquinho a mais justamente porque eles não têm mais os blocos de acesso rápido na RAM, mas não se preocupe, pois eles vão começar a armazenar tudo novamente.

Memória RAM em um celular?
Em suma toda a vez que o usuário executa um aplicativo no celular, os blocos de arquivos necessários para essa execução são carregados na memória RAM. Quando você fecha o app, esses arquivos continuam lá. Então, ao abri-lo novamente, é como se o celular estivesse continuando a execução de onde parou.
Além disso muitos também confundem memória RAM com a memória interna do aparelho, mas suas funções são totalmente distintas. No entanto a memória interna armazena definitivamente todos os arquivos (aplicativos, fotos, músicas e documentos), a memória RAM encaminha os dados ao processador.

Por que preciso de muita memória?

celular (2)

Em suma como já citado, a memória RAM é usada tanto para armazenar arquivos de acesso rápido, quanto para rodar apps em segundo plano. Além disso cada vez mais esses aplicativos, jogos e até mesmo os sistemas operacionais exigem uma memória maior, pois implementam mais funções e ferramentas.
Portanto falar de memória RAM é entrar em um universo repleto de modelos e tipos diferentes, mas podemos dizer que basicamente duas são as mais utilizadas: SDR e DDR. Certamente smartphones costumam utilizar a memória RAM DDR (Double-Data-Rate, ou Taxa Dupla de Transferência, na tradução livre).
Se você está procurando um celular “básicão”, os modelos com 2 GB de memória RAM serão os mais baratos. Em suma são indicados para quem precisa de um segundo aparelho, ou quem está entrando no mundo dos smartphones agora e não pretende usar apps pesados.

Tags: , ,

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

TURBO-TECNOLOGIA
Menu